domingo, 25 de novembro de 2012

Será que compartilhamos de fato aquilo que sabemos com os outros?

Não somos os donos do mundo e nem as pessoas mais sábias, mas o pouco que sabemos devemos compartilhar com os outros, mas também temos que ter a humildade em saber que o outro contribui para o nosso crescimento.

 Algumas atitudes errôneas que vejo acontecer são: “eu sei tudo por isso eu mando em você” ou “fica quieto; você tem que me obedecer sou mais velho do que você”.

 Isto é compartilhar conhecimentos? Na minha visão, não. Primeiro, o mundo está mudando tanto e tão rápido que as crianças e os jovens aprendem com uma facilidade mexer em aparelhos eletrônicos que muitas vezes ensinam os mais velhos como fazer isso. Então, por que se achar detentor do conhecimento só por que são mais velhos e acham que sabem tudo.

COMPARTILHAR significa partilhar com o outro aquilo que sei e aprender com o outro o que ele pode me ensinar. Esse comportamento exige humildade; mais do que isso, exige ouvir e ser ouvido, ver e ser visto, notar e ser notado, compreender e ser compreendido. A educação e o ensino precisam ser compartilhados para ter sentido o que chamamos de ensinar para a vida.  Não compartilhamos somente conhecimentos, mas também afetos. Na minha visão de mundo, educa-se a mente e os sentimentos em proporção iguais; se um ou outro estiver em evidência não é uma educação verdadeira, por que não somos somente cognição ou afeto, somos uma somatória, somos humanos, precisamos de conhecimentos e de afetividade para viver e sobreviver nesse mundo. Principalmente precisamos nos tornar humanos, não nascemos sabendo ser “ser humanos”, aprendemos compartilhando uns com os outros...

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário