quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A criança deve ser vista de cima ou de frente nos olhos?

 
Se pararmos para perceber o título vemos as crianças do ponto de vista do adulto, sempre de cima, então só enxergamos seus cabelos. Mais do que isso, algumas pessoas nem as enxergam por serem pequenas demais.  Por que não olhar as crianças nos olhos, de igual para igual, será  que somos tão mais fortes do que elas, ou só fingimos ser fortes por que somos adultos? Se nós adultos temos nossos medos, fraquezas, momentos de tristeza, como querer que as crianças sejam fortes o tempo todo?

Somos seres humanos com vivências e experiências diferentes porque estamos em momentos de vida, de vidas desiguais. Mas somos todos iguais. Então, por que exigir do outro aquilo que nem nós, adultos, muitas vezes conseguimos ser? Por que não olhar nos olhos, ser solidário, companheiro nas horas difíceis e fáceis? Por que acharmos que somos melhores do que elas, quando não somos?

 O que fazer para olhar de igual para igual? Simples, perceber no outro nossos erros e acertos, nossas falhas e virtudes, educar e ensinar em vez de manipular. Olhar olho no olho, sem máscaras, sem medos, sem sentimentos de superioridade. Olhar nos olhos e ver a vida com verdade absoluta. Verdade que estamos todos aqui nesse mundo para aprendermos uns com os outros sem autoritarismos, sem cobranças, mas com afeto e cognição. Reflitam...



Nenhum comentário:

Postar um comentário