terça-feira, 6 de novembro de 2012

Novo perfil de profissional na educação infantil

Precisamos de um profissional na educação infantil que promova o autoconhecimento, que queira estudar a si mesmo, que saiba quais são seus gostos, suas vontades, sua maneira de pensar, sentir e agir. Que se avalie constantemente e promova com isto o autoestudo.

Por que esse perfil é  necessário hoje na educação infantil?

Porque a sociedade está  mudando rapidamente, com isso as crianças também apresentam outros comportamentos e os mais velhos não estão acompanhando essa mudança toda e ainda acreditam que ensinar como há alguns anos atrás ainda funciona. Isso não é real. Os comportamentos sociais são outros, a sociedade é outra. Então é como ensinar o novo com o velho. Mas muitos professores ainda não perceberam isso e insistem em velhas práticas; não que tudo da ser abandonado, não é isso, mas repensado. Assim, o profissional precisa se autoavaliar e, mais do que isso, necessita estudar  constantemente.

 Perceber suas limitações, pedir ajuda a algum profissional especializado quando não conseguir resolver seus conflitos sozinhos. Reconhecer seus avanços quando obtiverem sucesso em alguma prática; isso tudo requer tempo e vontade de evoluir sempre. Sei que algumas pessoas se acomodam diante da vida. Esse profissional que estou falando nunca se acomoda e sempre busca o novo, porque reconhece que a sociedade é dinâmica, assim como a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário