quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Pensar o que pensa uma criança, tarefa fácil...


Esse fato preciso relatar a vocês para que pensem no que fazem no dia a dia com as crianças. O exercício da professora era de correspondência entre números e quantidades. De um lado da folha os números 1, 2 e 3, do outro desenhos dentro de um círculo com maçãs desenhadas com as quantidades. As crianças deveriam ligar os números à quantidade correspondente; pois bem, uma criança ligou o número 1 aos três círculos. A professora perguntou ao Felipe (nome fictício) por que ele tinha feito assim. Ele respondeu:

- Professora não existe um círculo, então eu liguei o número 1 aos círculos. Olhem a percepção da criança, para ela o que estava dentro do círculo foi ignorado, o importante na cabeça e no raciocínio dela é que o número um correspondia aos três círculos. Pensando a lógica da criança ela está errada, claro que não. Ela fez a correspondência número 1 com os círculos e não com os desenhos que estavam dentro do mesmo.

Portanto, professores tomem cuidado com o que pedem para as crianças e se alguma delas der uma resposta diferente da esperada por você não diga de imediato que está errado, tentem entender a lógica de pensamento delas.


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