sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Formaturas na educação infantil: algo a ser pensado

Algumas instituições fazem festa de formatura quando a criança está indo para o ensino fundamental. Eu mesma quando era professora de educação infantil fiz duas formaturas desta passagem. Não vejo problema algum nesse tipo de comemoração, desde que não obrigue as crianças a situações que elas não queiram participar.

Já presenciei crianças chorando por que não queriam dançar, mas na hora da festividade isto era “obrigatório”. Coloquei entre aspas por que geralmente é isto que acontece, as crianças nem sempre querem participar, mas por imposição dos professores e mesmo pela expectativa dos pais elas acabam sendo forçadas a fazer algo que não gostam, somente para agradar os outros. Isso eu não concordo, se a criança não se sente à vontade nesta festividade, isso pode ser um marco negativo em sua vida e não ficar como uma recordação boa. 

O que fazer? Simples; ninguém deve ser obrigado a participar de nada sem a vontade própria. Professores, cuidado com coreografias e danças nestas festividades, vejam se as crianças gostam e querem fazer isto realmente,  se tem significado para aquele momento para aquela turma ou mesmo para cada criança em específico.

Vou-lhes contar algo que acontecia comigo: meu irmão mais velho adorava participar de todas as festas da escola, na festa junina sempre era o noivo, e eu já não gostava, mas tinha que participar. Resultado: não gosto de festa junina até hoje. Pensem no que fazem com as crianças nessas festividades...


Nenhum comentário:

Postar um comentário