sábado, 17 de novembro de 2012

Faz parte da rotina: hora do abraço

Vivemos tão apressados, correndo contra o relógio para conseguir realizar todas as tarefas que dispomos a fazer e não temos mais tempo para um abraço, um carinho. Praticar o abraço também é algo importante nas instituições de ensino. Eu já fiz isso enquanto era professora de educação infantil e fundamental; chamava de hora do abraço. Todos os dias quando começávamos o período escolar, pedia para as crianças abraçarem a si mesmas e depois que escolhessem alguém para abraçar.

 Só damos carinho se tivermos como fazer isso. Então praticar este gesto desde cedo é importante, é um tempo importante porque diz ao outro “estou aqui com você a qualquer momento”.  “Você não está sozinho na jornada de sua vida. E eu também preciso de você”.

 Professores, vocês também têm que ter essa atitude com todas as crianças se assim o desejarem, era um momento de amizade, solidariedade, companheirismo, refletido num gesto que significava muito para a aprendizagem de todos. Quantos de nós adultos não queremos um abraço e muitas vezes não o recebemos, pois não sabemos nem como fazê-lo? Pratiquem esse comportamento que aproxima as pessoas e ensina o que é ter afeto de verdade. Mas não forcem, não obriguem, deixem que o gesto aconteça voluntariamente e naturalmente, esse momento não é perda de tempo, mas resgate de si e do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário