domingo, 18 de novembro de 2012

Todos nós podemos mudar, basta querer

Uma professora me perguntou se com tantos anos lecionando da mesma forma ela conseguiria mudar. Quando recebi o questionamento fiquei tão feliz, pois o primeiro passo da mudança é reconhecer que quer mudar. Disse a ela “claro que é possível, observe as árvores que mudam todo dia, por que nós seres humanos não podemos?” O que nos impede de sermos diferentes a cada dia? Sermos melhores a cada dia?

Mas para mudar atitudes e conceitos primeiro precisamos ter consciência de que o que fazemos não serve mais, depois temos que estudar outras formas de pensar e finalmente agir. Todo este processo pode gerar insegurança, pois o novo nos assusta. Mas é necessário passar por estas etapas para mudar. Isto é experimentar a vida, novos conceitos de educação, de sociedade. Acreditar na educação e principalmente acreditar em si mesmo, que é capaz, que está vivo.

 Às vezes quando vejo um professor agindo sempre da mesma forma com turmas diferentes pergunto o que ele faz com a vida dele. Parece que somente está respirando, mas não está vivendo, dizemos que as crianças precisam experimentar, vivenciar situações novas para aprender e achamos que nós adultos já estamos prontos e não precisamos aprender mais nada; isto é ser contraditório, todos os dias podemos vivenciar e experimentar situações novas, basta querer e estar disposto para isso. Viva e não somente sobreviva. A educação precisa de pessoas que estejam vivas a cada dia, sem medo de ser ridícula ou piegas, VIVA, faça a DIFERENÇA, seja diferente, seja VOCÊ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário