quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Professor e auxiliar: relação que deve ser construída

Quando existem nas instituições de educação infantil uma professora e uma auxiliar, vejo alguns problemas acontecerem na prática e que precisam ser analisados. A relação professor e auxiliar precisa ser de respeito mútuo uma vez que ambos são seres humanos, e mais do que isso responsáveis pela formação integral e integrada de crianças pequenas. Não pode haver discordâncias de opiniões e nem de comandos para com as crianças. Uma não pode deixar fazer algo enquanto a outra fala não. Já vi cenas onde a professora desautoriza a auxiliar e vice-versa.  Professores e auxiliares precisam entender que existe a necessidade de dar sempre o mesmo comando para as crianças, independente de quem o faça.

As atitudes para com as crianças precisam ser sempre iguais.  Olhe a confusão que vocês fazem na cabecinha das crianças quando isso não acontece. As crianças são espertas e se percebem que existem discordâncias de comandos, elas irão pedir sempre para aquela que deixa que realizem suas vontades, isto é natural. E nesse sentido uma fica como a boazinha e a outra como ruim, isso não podem acontecer.

Revejam suas atitudes, ninguém é melhor do que ninguém, vocês somente estão em posições diferentes e, mais, muitas vezes quem está como professora já foi auxiliar um dia, então o respeito, o carinho, a admiração uma pela outra é o que deve reinar, e não a inveja, o ciúme e a discórdia. Pensem, vocês são exemplos para as crianças...



Nenhum comentário:

Postar um comentário