sábado, 3 de novembro de 2012

Planejamento, plano de ensino, plano de aula e projetos


Muitos autores dentro da didática já conceituaram planejamento, plano de ensino, de aula e projetos, mas quero aqui salientar a diferença que existe entre eles, pois percebo que alguns profissionais da educação ainda estão confundindo conceitos.

Planejamento é ato de pensar no que será  realizado, portanto todo plano de ensino, de aula e um projeto deve ter um planejamento, quer seja realizado somente pelo professor ou conjuntamente com as crianças.

Plano de ensino é aquele que compreende todo o processo ensino /aprendizagem durante o ano letivo. No caso da Educação Infantil, ele está vinculado diretamente às linguagens que deverão ser trabalhadas durante o ano todo, ou até mesmo durante o período de zero a três anos e de quatro a cinco anos.

O plano de aula está diretamente relacionado ao plano de ensino, mas acontece diariamente, nada mais é do que o plano de ensino dividido por dias letivos.

Tanto os planos de ensino quanto os planos de aulas são realizados pelo professor, porque possuem uma sequência didática a ser seguida para que ocorra o desenvolvimento integral e integrado das crianças.

Já o trabalho com projetos também necessita de planejamento, mas esse acontece conjuntamente com as crianças e não existe uma preocupação em seguir uma sequência didática; o projeto é livre, ele toma o rumo que o grupo quiser sem uma preocupação do que deverá ser aprendido. Não tem roteiro, quem faz o roteiro é o grupo por meio do centro de interesse das crianças na escolha do tema a ser desenvolvido.


Um comentário: