quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Dicas para receber a família da criança

A instituição de educação infantil e a família são complementares na educação das crianças e não rivais. Algumas práticas de comunicação e de recebimento entre as duas partes são necessárias para o bem-estar da criança.

 Uma dica importante e que funciona é na entrada da instituição ter frases e fotos ou desenhos das crianças recebendo a família que chega. O dia a dia dos pais muitas vezes é tão corrido e frases de efeito ajudam a refletir sobre esse cotidiano. Pode ser organizado cada semana por uma turma/grupo de crianças um painel para os pais de boas-vindas. Também cada grupo pode organizar o seu na porta de entrada da sala de aula/referência; cada instituição pode organizar de acordo com o espaço que possui para isso.  As crianças vão gostar de fazer isso junto com vocês como forma de dar boas-vindas aos pais. Tenho certeza que irão participar, dar ideias e curtir, confeccionar cartazes com frases e figuras. Pensem na proposta, criem e soltem a imaginação junto com as crianças.

 Não é gostoso quando você chega na porta de alguma casa e/ou apartamento e no tapete ou até mesmo na porta existe algum enfeite lhe dando as boas-vindas? Então esse cartaz também serve para despertar a sensação de aconchego para a família. Mas precisa ser sempre renovado. Quando era professora de educação fundamental, eu fazia cartazes e colava nas salas e no quadro da instituição que tinha do lado de fora; isto servia para que pudéssemos refletir sobre nossas atitudes, pois não é sempre que paramos para fazer isso quando estamos tão automatizados no corre-corre diário para dar conta de tudo e de todos os afazeres.




Nenhum comentário:

Postar um comentário