quinta-feira, 19 de abril de 2012

Contação de histórias: cuidados com elas...

Tanto nas instituições de educação infantil quanto nas famílias é comum as pessoas contarem histórias para as crianças, quer seja durante o dia ou à noite antes de dormir. O contar histórias é muito importante para a formação da mente da criança, pois ajudará a entender uma lógica de fatos e ou acontecimentos e, mais tarde, quando estiverem no período de alfabetização, isto lhes ajudará na escrita de textos. Até aqui, a situação é perfeita e saudável.

Porém, vocês já pararam para analisar o que está nas entrelinhas das histórias infantis? Vamos analisar algumas, para que juntos possamos refletir. Branca de Neve, por exemplo, é uma menina que mora com a madrasta, e esta tem inveja da beleza e não gosta da menina. Acaba envenenando-a e Branca de Neve é achada por sete anões, que a levam para morar com eles. Depois de um tempo, é encontrada por um príncipe que a beija e a salva. Vamos lá! O que tem de educativo nesta história? Uma pessoa ruim que está na figura de uma madrasta (ser madrasta de alguém se tornou pejorativo), mostrando a inveja, exaltando a beleza física, e demonstrando que sempre precisamos de alguém, de preferência um homem, para nos salvar. Machismo puro.

Querem mais uma historinha que parece ser inocente? Chapeuzinho Vermelho. Essa história nos revela estupro, quando o lobo come a vovó e a netinha. E os personagens da Turma da Mônica, o que ensinam? Mônica uma menina controladora e briguenta; Cascão ensina a não tomar banho; Cebolinha fala errado e é submisso; e Magali só come o tempo todo. O que estes personagens têm de educativos?
Vocês podem não concordar comigo, é um direito que lhes cabem, mas, se analisarem profundamente estas histórias e personagens relatados acima, perceberão que em nada contribuem para uma educação sadia e real.

Mas, então, o que contar às crianças?

Histórias reais com acontecimentos do dia a dia, ou histórias inventadas, mas que possuam bons exemplos para a formação da personalidade da criança. Antes de comprar um livrinho infantil, analisem a história. Vejam se elas não possuem, em seus enredos, atitudes de violência física ou verbal. Prestem atenção no que os personagens estão fazendo e dizendo e leiam as entrelinhas das histórias. Somente depois de verificar tudo isso, façam a compra. Ouvir histórias é importante, mas precisamos tomar muito cuidado com o que lemos e para quem lemos.

Um comentário:

  1. Apoiada. É verdade, nunca parei para pensar a respeito, mas você tem toda razão. Devemos ler algo que desenvolva a criança a ter atitudes benéficas, sadias.
    Muito bom essa reflexão.

    ResponderExcluir