sábado, 28 de abril de 2012

Relaxamento para as crianças

Neste mundo tão agitado e superficial, muitas vezes não paramos nem para pensar e agimos de forma emocional e sem lógica, mas somos adultos e as crianças vivem neste mundo cada vez mais violento, que é causado pelo próprio homem, que se diz inteligente por possuir razão.

As crianças são agitadas, vivem num mundo rápido, e precisam, para que possam agir possuir calma para resolver os conflitos internos e externos que terão de enfrentar diante da vida.  O relaxamento existe exatamente para acalmar esta mente tagarela, que se praticada desde criança, irá ajudar, em muito, o desenvolvimento integral e integrado desta criança.

Quando fui professora de ensino fundamental, utilizava técnicas de relaxamento com as crianças de maneira simples, é fácil e muito gostoso para todos. Vou explicar como fazer. Peça para que as crianças sentem de maneira correta nas cadeiras, com a coluna ereta e encostada na parte detrás das mesmas. Peçam para que tirem relógios, enfim que se sintam confortáveis. Coloque uma música instrumental de fundo, nem muito alto nem muito baixo, depois comece a ler um texto de relaxamento, existem vários no mercado para serem comprados exatamente para as crianças. 

Alguns relaxamentos pedem para que as crianças imaginem estarem dentro de um mar e ser um peixinho, outros vão passear numa floresta, é uma pena que não posso citar nomes de livros aqui para indicar a vocês, mas procurem, pois existem autoras que escrevem técnicas de relaxamento para os pequenos.
Posso garantir que as crianças se sentem mais calmas, pois o ritmo cerebral está baixo e elas aprendem melhor e com mais rapidez. Experimentem, eu já fiz isso e tenho relatos de alunos que já vivenciaram isto que adoraram e que ainda hoje realizam relaxamento quando estão em situação de estresse.

4 comentários:

  1. É muito bom mesmo! Já fiz algumas vezes quando frequentava psicóloga aos 9 anos mais ou menos.
    Mas a partir de qual idade é mais indicado?
    Com minha filha, aos 2, geralmente faço massagem antes de dormir.

    ResponderExcluir
  2. Silvia, o relaxamento deve começar a ser feito a partir dos 5 anos de idade. Obrigada pela pergunta, sinta-se a vontade para escrever para mim.
    Um abraço.
    Drª. Vanda Minini

    ResponderExcluir
  3. A técnica de relaxamento é realmente ótima! Lembro-me muito bem do ensino fundamental...ajuda muito na concentração, a acalmar e organizar os pensamentos. Pra quem tem dificuldade para dormir, indico que faça o relaxamento já deitada na cama, o sono vem rapidinho! Abs Vanda.

    ResponderExcluir