quarta-feira, 27 de junho de 2012

Alternar a vez é diferente de compartilhar algo

Uma situação de estresse vivenciada muitas vezes na instituição de ensino ou na família é quando duas ou mais crianças querem ao mesmo tempo um único  brinquedo. O que fazer?
 Uma dica é estabelecer regras de alternância da vez, que poderá até ser medida em tempo, por exemplo, 10 minutos para um andar de bicicleta, enquanto o outro brinca de outra coisa e assim sucessivamente.  Isto é alternar a vez com o brinquedo. Mas nem sempre as crianças entregam a bicicleta de maneira amigável. E talvez a intervenção do adulto para ajudar a resolver o problema seja necessária. 
Ensinar a resolver conflitos é difícil, exige paciência, autoridade e firmeza. A situação precisa ser tratada por meio da conversa, de um acordo, para a chegada de uma solução pacifica. O adulto deve orientar na decisão, mas esta deve ser tomada pelas crianças. Quando se chega à resolução do problema o adulto deve demonstrar felicidade, contentamento.
Já a situação de compartilhar é diferente.  Por exemplo, compartilha-se uma caixa de lápis de cor entre duas crianças. Elas utilizarão este material ao mesmo tempo: enquanto uma utiliza a cor laranja, outra  usa a verde, e assim por diante.
As duas situações exigem regras combinadas com as crianças, porque todos podem usufruir dos objetos.  Isto é educar a convivência do ato social de dar e receber. Não é uma tarefa fácil, mas precisa ser ensinada e aprendida quando criança.

Um comentário:

  1. realmente , quem nunca se viu ou viveu numa situação igual a essa 2 ou mais alunos ou até mesmo filhos brigando por um único brinquedo mas nos quase sempre tomamos decisões oposta o que é mais facil ou comodo naquela situação.
    Mas é melhos pensarmos e refletirmos se estamos agindo corretamente e deixar nossas crianças tentar resolver esses problemas e nao resolver por elas e ensinar o que realmente é correto naquele momento é dificil mas cabe a nos ensinar e corrigir .
    beijos

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