domingo, 17 de junho de 2012

Como ensinar a noção de tempo para as crianças?

Já ouviram as crianças falarem assim: “Hoje a gente foi na casa da vovó? Ontem eu irei no parque? Amanhã eu fui comer lanche?”. Elas falam assim porque vivem o presente e não sabem distinguir direito o tempo: ontem, hoje e amanhã. Parece até bonitinho para nós adultos que elas falem assim, mas corrigir verbalmente não adiantará muito, pois elas não possuem a noção cognitiva do que sejam estes tempos. O que fazer?
Cartazes que representam rotinas são melhor solução. Como assim? Vou explicar primeiro para os professores e, depois, para os pais.
Professores façam fichas móveis com desenhos ou recortes de revistas das situações que a criança vive desde o momento que ela chega à instituição até a hora que ela vai embora. Por exemplo: fichas com horário de lanche, de parque, de banho, de troca, enfim, toda a rotina diária da criança. Eu já fiz cartaz em formato de trem onde cada vagão continha janelinhas para que nós pudéssemos montar a rotina e desmontar todos os dias. Mas existem também outras formas de fazê-lo; aí vai da criatividade de cada um. Bem no começo da manhã ou da tarde conforme as crianças estavam no turno, eu já tinha deixado estas fichas móveis dentro de uma caixa e discutia com elas o que nós faríamos primeiro, segundo, terceiro, quarto, e assim sucessivamente, montávamos o nosso trem. No final da manhã ou da tarde na roda de conversa novamente nós refletíamos o que foi feito primeiro, segundo, terceiro etc. Às vezes programávamos para fazer alguma coisa no começo do dia, mas no final verificávamos que não aconteceu. Aí fazíamos as reflexões em cima do nosso período de aula.
Pais: vocês também podem planejar seu dia junto com a criança e no final verificar o que foi feito ou não. Se quiserem, façam cartazes; se acharem que é muito tempo e que não dispõem disto façam anotações junto com as crianças e depois à noite verifiquem o que foi realizado ou não.
Estas atitudes ajudam a criança a pensar no que irá acontecer (futuro), no que já aconteceu (passado) e a refletir no presente o porquê deu certo ou errado. Isto ensina e estimula a noção de tempo e de planejamento, atitudes necessárias para um adulto de sucesso.

Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DAS IDEIAS! ESTOU NO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL,E PERCEBI A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR AS CRIANÇAS A SE SITUAREM NO TEMPO. OFERECENDO DE MANEIRA CRIATIVA, NOVAS APRENDIZAGENS.

    ResponderExcluir