sexta-feira, 22 de junho de 2012

Falar sobre sentimentos...

Nem sempre nós adultos sabemos ou conseguimos expressar nossos sentimentos, porque não aprendemos isto desde pequenos.  Não nos deixavam falar, e quando isto acontecia, muitas vezes estávamos errados em tudo, então calar-se era a melhor solução.  Agora, quando adultos, não sabemos como expressar o que sentimos de fato. Aposto como muitos de vocês  se identificaram com a colocação acima. Somos seres humanos, as outras pessoas e acontecimentos do dia a dia nos “afetam” com palavras, gestos e ações que despertam em nós  sentimentos variados.
Falar sobre o que as crianças sentem é importante para  a saúde psicológica delas quando adultas e isso precisa ser aprendido. Não é errado sentir raiva, ciúme, frustração, tristeza, alegria.  Somos pessoas e temos sentimentos.
Quando a criança passar por algum tipo de problema, ou até mesmo por um momento de alegria, deixe-a comentar, conversar, se expressar sobre o que sente. Ela pode se comunicar falando, desenhando, pintando, modelando.  Ela precisa entender o que está sentindo, por que estão com raiva, com tristeza, com alegria, etc.
Quando ajudamos a criança a entender o problema, também ajudamos a aprender o que fazer com ele. Por exemplo, quando uma criança verbaliza que está com raiva de alguém é preciso entender o porquê deste ódio, o que fazer para amenizá-lo e como fazer para solucionar o problema, isto é,  deixar que a criança expresse o que pensa, sente e como age diante dos conflitos.  Nem sempre ensinamos isto porque nem nós, adultos, sabemos como lidar com alguns sentimentos de nossa vida cotidiana. Este é um exercício também para nós adultos, pensem nisto...

Um comentário:

  1. Gostei...realmente lidar com os sentimentos...apreendê-los...crescemos e amadurecemos sempre.Ninguém está pronto. bj.

    ResponderExcluir