sábado, 9 de junho de 2012

Portfólio na Educação Infantil

O portfólio é uma maneira que os professores têm de fazer o registro do desenvolvimento de suas crianças.  Ele pode ser composto de desenhos, de registros escritos ou fotográficos, das situações significativas que cada criança teve durante o ano letivo.

A partir deste portfólio os professores podem levantar hipóteses de como a criança está pensando sobre determinado assunto e conduzir e levantar problemáticas para ampliar o repertório de conhecimento dos pequenos. Mas sem saber o que a criança está pensando, torna difícil promover o avanço no seu conhecimento. Este instrumento utilizado pelo professor permite que isto aconteça.

Na educação infantil este registro é feito pelos adultos; porém, no Ensino Fundamental, isto também poderá acontecer por parte das próprias crianças como uma forma de auto-avaliação.

Adotar o portfólio como registro do desenvolvimento infantil também é um instrumento para aproximar a família da escola.  Este não deve ser entregue somente no final do semestre ou do ano letivo, mas precisa servir de apoio às reuniões de pais para que, juntos, família e escola, numa simbiose, possam auxiliar e estimular o desenvolvimento de cada criança em especifico, uma vez que cada criança é um sujeito histórico e de direitos.

3 comentários:

  1. NO EDI que sou CP as minhas profs fazem o portifolio usando um caderno individual.Tem colagens e produçoes espontaneas.
    estão ficando muito bons.
    visite nosso blog

    http://emsantacruz.blogspot.com.br/

    Um abç
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário Angela e por estar acompanhando o meu blog. Beijos...

    ResponderExcluir