Todo espaço é educativo? Essa foi uma pergunta feita a mim por uma professora de Educação Infantil. A resposta é simples: depende da intencionalidade da professora naquele momento, para aquele grupo. Por exemplo: um espaço na frente da instituição só é educativo se existir um objetivo e uma atividade/situação significativa para aquele grupo naquele determinado tempo.
Alguns autores consideram todos os espaços educativos; em minha opinião, o espaço em si não é educativo. As perguntas o que fazer e por que fazer neste espaço são fundamentais em se tratando de educação, do processo de desenvolvimento integral e integrado das crianças.
O que os professores precisam entender é que espaços além da sala de aula/referência também podem ser educativos, desde que planejado e organizado para tal. Pense em atividades/situações significativas que possam ser realizadas em espaços que não sejam somente os costumeiramente usados todos os dias. As crianças gostam de novidades, nós adultos também gostamos, divirtam-se em outros espaços e criem novas aprendizagens...
site: www.vandaminini.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário