terça-feira, 13 de novembro de 2012

Educação infantil, lugar e espaços de liberdade ou de opressão?

Os espaços nas instituições de educação infantil devem estar planejados de forma que as crianças possam formar o seu “eu”, pertencendo ao “nós”, de forma que elas sejam respeitadas por ser ela mesma e não como forma de opressão, querendo que tenha comportamentos iguais a todos e, principalmente, tendo que agir como um adulto.

 Opressão é quando obrigam que comportamentos sejam instalados de forma autoritária, quando os adultos adestram e não ensinam. As crianças respondem sem saber o que estão fazendo e sentindo de fato, mas simplesmente por sentirem medo e obediência.

 Medo e obediência não combinam mais com os tempos atuais, precisamos rever os conceitos e permitir que o “eu” se forme saudavelmente, sendo respeitados o ritmo e a individualidade de cada criança. Mas para isso os espaços e tempos devem ser planejados para que as crianças possam expressar seus sentimentos e, mais do que isto, entender o pertencer em grupo.

 Deixamos as crianças falarem, chorarem, rirem, dormirem, acordarem, comerem, beberem quando estão com vontade ou simplesmente queremos que elas façam o que os adultos mandam o tempo todo? Esse é um questionamento que precisamos fazer: que tipo de formação estamos dando para as nossas crianças, propiciamos liberdade para serem elas mesmas ou as oprimimos? Pensem...

Um comentário:

  1. Perfeito, creio que não só eu mas muitas mães e pais se sentiram realizados depois destas palavras pois e o que pensamos porém não conseguimos expressar em palavras.

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