domingo, 29 de julho de 2012

A importância dos animais de estimação para as crianças pequenas

Cachorros, gatos, periquitos, tartarugas, peixes são alguns animais mais comuns que podem ser cuidados com facilidade em instituições de ensino ou mesmo em casa. Nas instituições só precisa ser pensado quem irá cuidar deles quando a escola estiver fechada em sábados, domingos e feriados.
Quais os benefícios de terem animais de pequeno porte para as crianças? Esta pergunta sempre me é feita, e a reposta é simples, são muitos os benefícios, vou-lhes explicar. Primeiro as crianças aprendem a cuidar e ter responsabilidades com o outro, por que são elas que irão alimentar e colocar água para estes bichinhos. Aprendem com isso que os seres vivos precisam de cuidados para se manter vivo e que eles dependem das crianças ou de alguém para cuidar.
Segundo aprendem que precisam se dedicarem a eles, alguns precisam serem levados para passear, outros precisam brincar com eles, enfim eles exploram e vivenciam novas experiências com os animais diferente se fosse com uma criança. Mas o animal não substitui um amigo, não é isso.
Terceiro, os animais favorecem as relações sociais das crianças, pois a afetividade está presente, nos apegamos aos nossos animais de estimação, por exemplo, sentimos falta se estamos viajando ou saudades quando eles morrem.
Pais e professores, algumas reflexões são necessárias, vamos a elas. Vocês precisam orientar as crianças quanto a quantidade de alimentos e água que as crianças precisam dispor para  alimentar o animal. Ensine as crianças que dependendo do animal ele não obedece tudo o que a criança o manda fazer, por que elas querem brincar com os bichinhos e muitas vezes acham que eles têm que obedecer ao que elas mandam, não é assim. Eduquem para que elas não batam, mas que eles também precisam de carinho. Agora como nós adultos somos sempre o exemplo, não vão vocês bater com vassoura nos bichinhos caso eles façam coisas que vocês não queiram, cuidado com seus atos, por que se uma criança obervar você fazendo isto ela também poderá bater no animal. Ter um animal só traz benefícios para as crianças se bem tratado, cuidado, vacinado, não é ter e não cuidar, é ter e dar carinho, alimentos, cuidados, lembre-se sempre um animal é um ser vivo e requer atenção especial dependendo da sua espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário