quarta-feira, 11 de julho de 2012

Nossa horta... Que delícia!

Ouvimos tanto na mídia que temos que preservar o meio ambiente, as próprias Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil usam termos como sustentabilidade. Mas fica aqui o meu questionamento: ensinamos as crianças a cuidar do meio ambiente desde pequenas?
Educar, cuidar e ensinar a valorizar o meio ambiente não pode ser por meio de cartazes e nem plantando feijão no algodão.  Sinto muito...
Que tal termos uma pequena horta na instituição de ensino ou mesmo em casa para que as crianças possam plantar, molhar, ver crescer e até mesmo experimentar o que plantaram. Boa ideia, difícil de fazer?
Alguns de vocês devem estar pensando. Mas na minha instituição não temos espaço para isto. Vou dar algumas dicas. Já viram na internet pequenas hortas realizadas com garrafas Pet penduradas nos muros? Isso pode ser feito tranquilamente na parede da sala de aula (referência) ou até mesmo fora dela. Também podem ser feitas em pequenas jardineiras de plástico, em caixinhas de madeira. Enfim, procurem na internet que têm vários modelos e você pode adequá-lo a sua realidade.
Pais, vocês também podem fazer isto em casa. As crianças vão aprendendo a cuidar das plantas, mesmo que seja em pequenos ambientes. Existem vasos que podem ser pendurados em varandas ou até mesmo em lavanderias de apartamentos, caso não tenham espaço. É só querer.
Com essas atitudes, além das crianças criarem responsabilidade com o cuidar de outro ser vivo, também poderão servir como estímulo para uma alimentação saudável. Todos se beneficiam com essas medidas: crianças, pais, professores.  E o meio ambiente agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário