Depois que brincar e forem para outra atividade e/ou situação significativa dentro ou fora da sala de aula/referência, todos devem participar da organização e limpeza caso haja necessidade. Por exemplo, guardar brinquedos quando estiverem espalhados faz parte desta rotina cotidiana.
Algumas crianças podem não quererem guardar, ou simplesmente não sabem fazer esta tarefa. Em compensação você poderá ter outras que adoram ajudar e deixar tudo em ordem. Este comportamento varia muito de criança para criança.
O mais importante é que o professor (a) encoraje e desenvolva um sentimento de orgulho quando eles guardam direitinho, mas não se esqueça que isto também deve ser ensinado. Eles são pequenos, estão aprendendo o que e como fazer. Exigir sem ensinar não é correto. Não se esqueça de participar também da limpeza, mandar e não fazer não é ser exemplo.
Guarde os jogos e brinquedos juntos até que eles formem este hábito. Depois que realizarem isto com frequência e você sempre elogiando, este comportamento se instaura. Ambiente organizado deve fazer parte do planejamento no cotidiano. E deve ser pensado, assim como as demais situações na rotina da educação infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário