Só existe criatividade se proporcionarmos experiências e ampliarmos a visão de mundo das crianças. As percepções são subjetivas, o que é arte para alguns pode não ser para outros e vice versa. A percepção tem a ver com a história de vida de cada ser humano, portanto, não existe certo e errado, nem bonito ou feio.
Se as crianças só conhecem alguns materiais, do tipo lápis de cor e giz de cera, é necessário diversificar os objetos para que ela possa vivenciar novas aprendizagens. Visitas a museus, zoológicos, teatro, cinema, etc., são fundamentais para que possam conhecer outros ambientes e cenários.
Vocês devem estar se perguntando: - Mas sendo tão pequenas elas conseguem entender as obras de artes? A resposta é: sim, claro que dentro da percepção de cada uma. Não vão exigir que elas conheçam, por exemplo, Picasso, seus contornos, traços e nuances, não é isto.
Pais e professores proporcionem às crianças momentos ricos de explorações. Ninguém cria nada do vácuo. Criatividade deve ser exercitada, quer seja para pintar, escrever, ou para fazer escultura ou música. Motive seus filhos/alunos para que eles tenham vontade de criar, mas sem podar as suas expressões, e sim, valorizando-os e elogiando-os por mais simples que pareça o que fazem. Quem sabe não estamos diante de um “Picasso” em nossas casas e escolas e nem sabemos disso? Se quiserem exercitem a sua criatividade junto com eles, aposto que será um dia diferente e divertido, permita-se...
site: www.vandaminini.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário