segunda-feira, 30 de julho de 2012

Como estimular o desenho nas crianças pequenas?

O desenho é uma habilidade que também precisa ser aprendida, não nascemos sabendo desenhar, portanto, todos podem aprender. expressar plasticamente os pensamentos e sentimentos por meio do desenho é também um desafio para as crianças pequenas.

Exige um processo com fases do desenvolvimento. Observem os desenhos das crianças. primeiro elas elaboram rabiscos, depois uma bola e assim sucessivamente. Ninguém aprende nada do dia para a noite; estimular, incentivar, elogiar é o melhor caminho a ser feito quando a criança está começando neste processo. 

Atitudes como comparação, medidas com desenhos de outras crianças podem desestimular. cada criança tem sua maneira de expressão, cada uma utiliza um traço, uma cor preferida para pintar. Portanto, cada desenho é singular e subjetivo.

 Encorajar as crianças a se soltarem, ir além transbordar seus sentimentos, desejos e emoções é o ponto-chave do processo de criação. Pais e professores, propiciem estes momentos de imaginação e criatividade. Deixem as crianças experimentarem diversos materiais. Cuidem se o local onde as crianças estão produzindo tem luminosidade, e é arejado.

Deixem as crianças por algum tempo elaborando suas ideias e as colocando no papel. não pressionem e lembrem sempre: não são todos os dias que criamos algo; então, se em um determinado dia a criança não queira realizar esta atividade/situação não a force. pelo contrário, elogie-a. 


Um comentário: