quarta-feira, 25 de julho de 2012

Castigos e punições...

Em outros tempos, usar a vara, ajoelhar no milho, castigar eram demonstrações de amor, pois corrigia-se a criança para que ela obedecesse o adulto e assim formava-se a moral, os bons costumes. Não cabe aqui nenhum tipo de julgamento sobre era feito no passado, mas refletir o presente.
Castigos e punições hoje não são atitudes e comportamentos que eduquem as crianças, embora eu saiba, assim como vocês, que absurdos de maus-tratos acontecem neste imenso país chamado Brasil, vemos isso pela mídia.
Educar ensinando o que é certo e o que é errado, explicando, conversando, ouvindo as razões das crianças, argumentando, são procedimentos de ensino que podem ser utilizados tanto pelos pais quanto pelos professores.
Exercitar o ouvir sensível (já explicado em outro texto postado aqui no blog). Combater a violência verbal e física é um dever de todos nós.  Atitudes como paciência, sensatez, discernimento de que uma criança é pequena e está descobrindo o mundo que a rodeia parece ser o mais correto, principalmente ao pensar que somos todos seres inacabados com qualidades e defeitos; então, por que exigir perfeição dos pequenos se nem nós adultos somos?
Pensem nisto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário