segunda-feira, 9 de julho de 2012

Circuitos, passando por fora, por dentro, por cima, por baixo...

Pais e professores trabalhar com circuitos é uma brincadeira que as crianças gostam muito e estimula os movimentos e as expressões corporais. Além de auxiliar na coordenação motora de todo o corpo.
Mas como fazer estes circuitos?
Com materiais simples que vocês tenham em casa e nas instituições educativas. Por exemplo, monte um circuito com cadeiras, bancos, bambolês, cordas, garrafas pet, túneis se tiverem de pano, lençóis velhos, usem a criatividade. O circuito deve ter começo, meio e fim. Podem ser utilizadas setas de material adesivo no chão para indicar o caminho. O percurso também pode ser indicado por números, caso as crianças já os conheçam.
Para tornar o circuito mais interessante podem ser utilizadas pistas em algumas paradas com charadas, mas isto tem que ser muito bem elaborado para que as crianças que estão no caminho e as outras que esperam não saibam a resposta antes dela percorrer o circuito.
Se estiver calor no final do circuito pode-se brincar com água, isto tudo vai da imaginação e criatividade do adulto junto com as crianças. Para tornar esta brincadeira mais interessante deixem que as crianças também pensem nos materiais que vão utilizar no circuito, como elas querem este percurso. Dê vez e voz para que elas possam opinar e montar junto com você o circuito desejado.
Se alguma criança ficar com medo de subir no banco, por exemplo, ajude, incentive-a, dê a mão, mostre como brinca. Algumas podem ter medo de altura; o que parece baixo para nós adultos pode não ser para as crianças; lembre-se disto, a visão e o corpo delas é a referência, um banquinho para nós pode ser um bancão para elas, cuidado... 

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