quinta-feira, 26 de julho de 2012

Utilização da TV na Educação Infantil

A TV pode ser um recurso eletrônico de grande valia na educação infantil, desde que  utilizado de forma adequada para assistir filmes que sejam apropriados à idade e que tenham realmente caráter educativo.  Para isso, o professor deve assisti-lo e analisá-lo antes.
Porém,  já presenciei em algumas creches e pré-escolas televisões ligadas o tempo todo para preencher simplesmente o tempo das crianças, às vezes no refeitório, às vezes em salas mesmo. Isto é uma visão assistencialista da educação infantil. Simplesmente serve para que aquele tempo seja ocupado com algo, para que as crianças fiquem quietas. Isto está reproduzindo o que as famílias muitas vezes fazem: deixam as crianças na frente da TV para que elas se acalmem enquanto os pais geralmente realizam serviços em casa. 
Todo recurso midiático, se bem utilizado, voltado para a idade correta, com aspecto educacional, deve ser utilizado para estimular, ampliar, diversificar e sistematizar o repertório cultural e cognitivo das crianças. Mas assim como temos que cuidar na escolha de livros infantis, também precisamos nos ater aos filmes e desenhos. O que pode parecer inocente muitas vezes não é. Verificar as entrelinhas, as mensagens deixadas, é cuidar e educar com consciência. 
Pais, cuidado com o que seus filhos assistem em casa! Muitas vezes, na correria do dia a dia, vocês não percebem o que eles estão vendo, e alguns filmes, ou desenhos,  ao contrário  de educar para o bem, de maneira psicologicamente saudável,  ensinam violência,  sexo,  estupro, como matar. Cuidado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário