A TV pode ser um recurso eletrônico de grande valia na educação infantil, desde que utilizado de forma adequada para assistir filmes que sejam apropriados à idade e que tenham realmente caráter educativo. Para isso, o professor deve assisti-lo e analisá-lo antes.
Porém, já presenciei em algumas creches e pré-escolas televisões ligadas o tempo todo para preencher simplesmente o tempo das crianças, às vezes no refeitório, às vezes em salas mesmo. Isto é uma visão assistencialista da educação infantil. Simplesmente serve para que aquele tempo seja ocupado com algo, para que as crianças fiquem quietas. Isto está reproduzindo o que as famílias muitas vezes fazem: deixam as crianças na frente da TV para que elas se acalmem enquanto os pais geralmente realizam serviços em casa.
Todo recurso midiático, se bem utilizado, voltado para a idade correta, com aspecto educacional, deve ser utilizado para estimular, ampliar, diversificar e sistematizar o repertório cultural e cognitivo das crianças. Mas assim como temos que cuidar na escolha de livros infantis, também precisamos nos ater aos filmes e desenhos. O que pode parecer inocente muitas vezes não é. Verificar as entrelinhas, as mensagens deixadas, é cuidar e educar com consciência.
Pais, cuidado com o que seus filhos assistem em casa! Muitas vezes, na correria do dia a dia, vocês não percebem o que eles estão vendo, e alguns filmes, ou desenhos, ao contrário de educar para o bem, de maneira psicologicamente saudável, ensinam violência, sexo, estupro, como matar. Cuidado...
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