segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cale a boca...

Expressão forte. Isto é educar, ensinar uma criança para ser um adulto seguro com autoestima ou é usar a violência verbal do adulto perante um comportamento da criança que se julga errado?
Quem usa esta expressão para com uma criança ensina a submissão e o poder. “Eu sou mais velho, você é menor e deve ficar quieto”. Lembrei-me de um ditado popular: “manda quem pode obedece quem tem juízo”.
Este comportamento desrespeitoso para com uma criança pode ser imitado por ela quando não souber o que fazer em uma situação de conflito. Pais, por favor, não tomem esta atitude com os pequenos.  Quando alguém fala desta forma com você adulto, você gosta? Eu não gostaria de ouvir isto de alguém. Se não gostam que outras pessoas falem assim com você, não façam com os outros.
Deem carinho e receberão isto em troca. Conversem, expliquem, dialoguem, demonstrem seus sentimentos, brinquem, sejam autênticos e espontâneos com as crianças. Brinquem junto com elas, passem momentos agradáveis e felizes.
Outro dia recebi um questionamento de um adulto. “Mas se eu brincar com a criança ela não perderá o respeito por mim? Respondi: - Não, pelo contrário. Você não só pode como deve brincar com elas. É tão bom deixar as obrigações do mundo adulto e “voltar” a ser criança. Pensem nisto e no lugar de mandar calar a boca, sugiram falar, conversar e dialogar. A diferença é grande e o ambiente se tornará agradável. Ninguém gosta de ouvir “cala a boca”; mas gosta de ouvir “eu te amo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário