sexta-feira, 27 de julho de 2012

Como deve ser um ambiente para um bebê de zero a três anos?

Esse ambiente precisa ser planejado de forma cuidadosa e detalhada para promover estímulos adequados ao desenvolvimento integral e integrado das crianças. Um fator importante a ser pensado é que deve haver uma rotatividade de materiais a serem explorados pelos bebês.  Quanto maior o número de estímulos e sua variedade, maior  a curiosidade e como consequência, maior aprendizagem.
Móbiles, cores nas paredes, os berços ou até mesmo colchonetes no chão precisam ser pensados e trabalhados  para estimular os cinco sentidos dos bebês. É necessário que os bebês explorem o mundo que os rodeiam. Pensar em espelhos nas paredes para que as crianças possam enxergar a si mesmas e os outros são fundamentais para o reconhecimento de sua identidade.
O fraldário também precisa ser levado em conta, uma vez que os bebês ficam deitados esperando serem trocados pelos adultos. Coloquem espelhos também ao redor do trocador, assim, enquanto eles são trocados, podem ser ver.
Pendure objetos para que as crianças consigam ver e brincar. Ah!, somente um detalhe importante: os bebês não enxergm do chão ao teto, então é necessário que os objetos pendurados não estejam grudados lá em cima, mas de tal forma que eles possam enxergar e, assim,  conseguirem aumentar o seu campo de visão. Já vi berçários lindos, cheios de estímulos pendurados para a visão do adulto e não da criança.
Músicas, sons, cheirinhos, abajures com luzes coloridas também são dicas importantes para exploração dos sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário