quinta-feira, 12 de julho de 2012

Como agir quando uma criança fica doente?

Sei que é difícil vermos quem amamos doentes, ainda mais quando são pequenos. Alguns pais dariam sua vida para salvar algum filho de uma doença grave. Porém,  a melhor atitude, numa situação dessas,  é agir com naturalidade, não deixar de viver, trabalhar, ou passear por causa da doença.
Reagir a isto, explicar, conversar com a criança sobre a importância de se tomar algum medicamento ou mesmo injeção, é importante para que  ela tenha consciência do processo  que precisará enfrentar. Seja verdadeiro, não diga que não vai doer quando vai, mas também explique que os médicos e enfermeiros vão fazer de tudo para que o procedimento seja menos dolorido.
Enfrentar a situação de frente, com coragem, mas sem chantagens, sem mimos em exagero é o correto. A criança precisa compreender a sua doença para reduzir seus medos e imaginação,  para que isso possa ajudar no tratamento.
Sei que pode parecer racional demais numa situação difícil, mas esta atitude correta faz com que a criança reaja à doença, facilitando a cura. Agora, se o adulto ficar com dó, verbalizar o tempo todo “coitadinho” (a), etc., isto não vai ajudar em nada, pelo contrário, pode até demorar mais para que a criança se cure. Força, coragem, ânimo e atenção é o que faz com que a criança doente se recupere mais rápido.
A atitude de como os pais lidam com a doença da criança tem um grande impacto na maneira como ela aprende  lidar com a situação de vulnerabilidade. Pensem nisto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário