sexta-feira, 13 de julho de 2012

Primeira entrevista com os pais na escola: desenvolvendo sintonia

Deixando marcas...
Aquele ditado popular “A primeira impressão é a que fica” deve ser levado em consideração na primeira entrevista realizada com a família. É o primeiro contato  e precisa ser um momento de acolhimento, de conversa, de partilha entre os envolvidos.
Algumas escolas utilizam questionários, fichas, cadastro ou diagnóstico da realidade socioeconômica e cultural em que a criança está inserida. Mas isto deve ser realizado com prudência, para não ofender ninguém. Também não deve ser mais um ato burocrático, e sim, um tempo para se estabelecer vínculos. Permitir que os pais falem de si mesmos e de seus filhos é importante e deve ser feito sem pressa. Professor,  falar também de você é fundamental para que os pais se sintam seguros com relação a quem vão deixar seus filhos.  Cada criança é especial, por isso todos devem demonstrar interesse e motivação. 
Geralmente o que acontece é um monte de perguntas da instituição para a família, que,   muitas vezes,  pode se sentir invadida e constrangida diante de tantos questionamentos,  e, então,  não faz nenhuma contrapartida por se sentir acuada.
Pais e professores precisam desenvolver uma relação de sintonia, de confiança, e de respeito. Cada um tem seu papel na formação da criança. Alguns pais “idolatram” os professores,  porque eles sabem lidar com um grupo de crianças, enquanto eles, pais,  não conseguem dar conta nem de uma, o que os faz ficarem calados. Professores, se perceberem esta atitude conversem com os pais e não menosprezem este sentimento, mas façam entendê-los que eles sabem muito do seu filho (a) e que juntos podem colaborar no desenvolvimento integral e integrado daquela criança.
Além da entrevista inicial, encontros como piqueniques, jantares, café da manhã, lanche da tarde, são algumas dicas que podem ser feitas para que se estabeleça uma relação amistosa, para que juntos consigam lidar com os problemas que possam surgir. Todos vão lucrar com esta parceria, criança, família e instituição. 

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