Temos como conceito de criança hoje como sendo um sujeito histórico de direitos, constituído a partir das relações que estabelece com os outros e com o mundo que o rodeia.
Mas trabalhamos a linguagem histórica com as crianças? Por onde começar?
A linguagem histórica deve partir da história de vida de cada um, de onde nasceu, quando, o nome, sobrenome, tudo o que faz parte da constituição da identidade e da história de cada um. A história familiar, sua origem (descendência) é que constitui a formação desta criança e do grupo de crianças na qual ela está inserida.
Entender os fatos históricos a partir da criança e da família é importante para que a noção de tempo seja formada. Comece a conversar sobre como foi escolhido o nome de cada um, isto já é uma pesquisa que pode ser feita com os pais e que revelará muitas surpresas para você, professor, e para as outras crianças. Convide pessoas da família que possam ir até a instituição contar um pouco da história de seu filho(a), peça para que tragam as fotos, monte uma linha do tempo de cada família. Isso é importante para que a criança adquira noções de tempo, a história acontece em épocas. Se as fotos forem antigas, melhor ainda, faça um levantamento com elas sobre as vestimentas utilizadas e a partir daí viaje e descubra novos aprendizados. As crianças adoram contar sobre si e sua família. Mas tomem cuidado com histórias que possam causar algum constrangimento e lembrem-se sempre: se elas não quiserem falar, não as obriguem.
Pais viajem nestas descobertas juntos com as crianças, contem a elas fatos de suas vidas, sobre sua infância, sua juventude, isso os aproxima delas. Vocês vão criar momentos de conhecimento dos outros (família), o que se torna importante para que vocês descubram sua identidade e ajude as crianças a formar a delas.
Além da história familiar também fazem parte da linguagem histórica as manifestações culturais brasileiras, o Boi Bumbá, Boi de Mamão, Carnaval, Festas Juninas, entre outras tantas manifestações espalhadas pelo Brasil. Cada uma com sua regionalidade e originalidade. Estimular, ensinar as tradições culturais também é da responsabilidade da educação infantil de pais e professores.
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