quinta-feira, 5 de julho de 2012

Possíveis causas da depressão infantil

Uma criança com depressão pode perder o interesse em tudo o que está ao seu redor, quer seja na família ou na instituição de ensino. Algumas reações são não querer participar de brincadeiras, nem se alimentar, e não querer fazer higiene pessoal etc. Estes são alguns sintomas apresentados que merecem toda a atenção por parte dos pais e professores; e se observarem algum tipo de alteração de comportamento deve encaminhar para algum especialista da área.
Vocês devem estar se questionando, mas são tão pequenos, quais são as possíveis causas deste tipo de doença?
Bem, quando a mãe tiver muito medo durante a gravidez ou na hora do parto seja pela dor que vai sentir ou até mesmo por ter receios de não saber cuidar da criança, isto pode ser passado ao bebê. Algumas mulheres por conta disto desenvolvem depressão pós-parto. Outras causas são quando a criança é muito protegida (mimada) e ela não pode fazer nada porque tem sempre alguém ou algum adulto sufocando-a e não a deixa que ela seja ela mesma. Quando um adulto promete alguma coisa para a criança e não cumpri, traumas como violência doméstica, medo de enfrentar a vida são algumas possíveis causas da depressão infantil.
O diagnóstico é da responsabilidade da área médica. Só coloquei aqui para que vocês possam perceber alguns fatores que causam este tipo de doença em crianças tão pequenas. Pais e professores fiquem atentos quando uma criança se isolar por alguns dias; ela pode estar indicando um quadro patológico de depressão infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário