domingo, 22 de julho de 2012

Alfabeto na sala de aula/referência

Não vou questionar aqui se as crianças devem ou não começar a serem alfabetizadas na Educação Infantil, pois sou a favor da liberdade de concepções de ensino, e esta é uma polêmica que existe há algum tempo na própria área.  Mas quero alertar aos professores que fazem o uso do alfabeto pendurado na parede da sala de aula/referência.
Professores, se forem pendurar o alfabeto, coloquem-no em letra maiúscula, minúscula, de forma e cursiva. Primeiro as duas maiúsculas e depois as duas minúsculas. Vejo que em algumas salas os professores usam somente o alfabeto em letra maiúscula e em letra de forma, não façam isto. Por que lhes digo isto? Porque a criança precisa aprender e ir memorizando os 4 tipos de letras. No mundo social existem as 4 formas de escrita, e é isto que deve ser ensinado.
Outra coisa para dar significado às iniciais das letras, se quiserem colem gravuras ou desenhos que as crianças conhecem no concreto.  Para isso perguntem a elas: “O que começa com a letra A?” e a partir do que elas falam vocês, em conjunto, decidem qual figura irá representar a letra “A”. Cuidado para não expor palavras que elas não conhecem, por exemplo, “e” de elefante se a criança nunca viu este animal, ou se viu  somente na televisão.
Professores, para facilitar o entendimento e aprendizagem das crianças pequenas vocês precisam trabalhar com significados para elas e não para nós adultos.  Usem palavras que fazem parte do vocabulário delas e nunca termos abstratos, isto facilita a compreensão das crianças na aprendizagem das letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário