domingo, 15 de julho de 2012

Como trocar os bebês de forma a proporcionar respeito e aprendizagens?

Conversar com os bebês quando eles estão sendo trocados e contar a eles o que vocês estão fazendo, por exemplo: agora eu vou tirar a sua blusa, a sua fralda, vou passar pomada, etc.  Isso é importante para que eles  percebam a relação de afetividade que pode envolver este momento.
Esta comunicação, além de estimular a audição, também demonstra que você tem respeito a este ser, mesmo que você possa pensar que ele não está entendendo nada. Faça e verá que é diferente uma troca de fralda com diálogo e uma sem. A criança percebe que está sendo tratada com carinho.
Falar, comunicar-se com o bebê também faz parte do processo de cuidar e educar, ensinando e estimulando a cognição e o afeto. Troca de olhares, gestos, palavras os fazem sentir seguros e afetuosos.
O momento da troca deve ser algo prazeroso para a criança.  Cuidado quando tirar a roupa, e quando colocar também; não force os bracinhos e cuide para que a roupa não seja pequena demais e exija um esforço grande para passar na cabecinha deles. Já vi mães tentando forçar para entrar uma roupa enquanto a criança ficava em prantos.  Para que isto? Não seria melhor a criança se sentindo confortável em vez de chorar desesperadamente? Situações como esta podem ser evitadas pelos adultos, é só pensar em suas atitudes. Vestir uma roupa tem que ser motivo de contentamento e não de desespero...

Nenhum comentário:

Postar um comentário