domingo, 8 de julho de 2012

Cuidado com o uso de palavras abstratas para crianças...

Começo este texto contando a vocês uma situação que vivi com minha sobrinha de 6 anos na época. Ela estava se alfabetizando e um dia conversando com ela por telefone percebi o quanto as falas dos professores são importante para que as crianças consigam  ou não ir bem em um determinado conteúdo. Bem, foi assim, ela me disse:
- Tia, não consigo ler direito e nem escrever ainda e meus coleguinhas já sabem tudo.
Eu disse a ela:
- Fique calma por que ninguém sabe tudo e eles conseguem fazer algumas coisas que você não consegue ainda, e você deve fazer outras coisas que eles também não sabem.
- É verdade, mas eu quero aprender e eu não entendo o que a professora fala, ela me diz que escrevo “emendado” e eu não sei o que é isto.
- Emendado é colocar tudo junto, sem espaço; enfim fui explicando e conversando com ela....
Mas quero que vocês reflitam na situação. Por conta dela não saber o que significa “emendado”, não sabia fazer direito a lição proposta pela professora. Nem todas as crianças se sentem à vontade para perguntar pois ficam com medo de ser ridicularizadas ou mesmo pela timidez.
Pais e professores, prestem atenção quando falam com seus filhos (as) e alunos (as); muitas vezes eles não entendem o que está sendo pedido, por isso não conseguem fazer a atividade. E para nós adultos parece tão normal por que nosso vocabulário é extenso, mas o deles ainda não são.
É a mesma coisa se eu usasse termos muitos específicos aqui em meus textos; muitos não entenderiam; certifique-se de que o que você fala e escreve é entendido pelos pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário