sexta-feira, 10 de agosto de 2012

0,1,2,3,4,5,.... Cartazes com números

Muitas instituições infantis, assim como adotam o alfabeto pendurado nas paredes das salas de aula/referência também colocam em outra parte os numerais. Não irei discutir se este procedimento está certo ou errado, se estão ou não antecipando o currículo do ensino fundamental. Concepção de ensino em minha opinião não se discute apenas adota-se ou não.
Mas preciso alertar os professores e pais para alguns detalhes importantes sobre a aprendizagem dos números por parte das crianças pequenas. Em minhas visitas por algumas instituições de educação infantil vejo somente os números de 1 a 9 pregados em cartazes nas paredes das salas.  Bem, isto não é o procedimento mais acertado no ensino dos números. Façam assim: coloquem o símbolo numérico (1), a quantidade correspondente e também a escrita do número (um). Coloquem a escrita do número de uma cor, os símbolos numéricos de outra e desenhos e/ou figuras iguais que correspondem àquela quantidade. Por exemplo, se usar a figura de uma bola, use a mesma figura variando a quantidade (no número 1 terá apenas uma bola, no 2 duas e assim sucessivamente). Nunca façam uma flor, dois carrinhos, três bolas, porque as crianças podem se confundir, mas cuidado também para fazer a figura ficar embaixo do número correspondente.
O ideal são pequenos cartazes com a escrita do número, o símbolo e a quantidade separados. A criança precisa de todos estes referenciais para aprenderem números.  Às vezes elas confundem tudo por que nós adultos dificultamos em vez de ajudar.  Quando ensinamos as crianças a contarem verbalmente de 1 até 10,  dizemos  parabéns!,  você já sabe número.  Mas quando pedimos a elas para que expressem quantos dedos temos em uma mão, elas não sabem, porque não aprenderam a correspondência de números com quantidade, e quem faz isto somos nós, adultos.  Pensem nisto...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário