quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Piquenique... Oba!

A hora do lanche nas instituições e mesmo na família é muito importante para que as crianças adquiram hábitos saudáveis.  Além de se alimentarem, também aprendem a convivência.
Alimentar-se em lugares diferentes do que aqueles do dia a dia, é algo diferente e pode proporcionar às crianças estímulos variados. Sei que em algumas instituições o lanche não é simplesmente um lanche, mas comida mesmo, como arroz, feijão, etc. Se for possível uma vez ou outra trocar a comida por algum lanche tentem fazer em local diferente. Não estou falando aqui em sair da instituição, se puderem seria ótimo, mas se isto não for viável vão até um lugar cimentado ou até mesmo de grama. Coloquem tapetes para as crianças se sentarem e usem toalhas de mesa para que o dia fique diferenciado.
Minhas alunas do Curso de Pedagogia fizeram um piquenique em uma instituição de ensino infantil e usaram diversas cangas coloridas, como toalha de mesa.  Ficou lindo e as crianças adoraram. Não precisa ser cangas, estou em uma cidade praiana onde esta vestimenta é comum, usem a imaginação e os materiais que possuem.
Vocês vão gostar muito e as crianças também de sair da rotina. Se puderem levem um som e coloquem músicas em volume baixo e que as crianças gostem. Tenho certeza de que elas vão querer repetir isto mais vezes. Não se preocupem se o suco cair, se as crianças não estão comendo da maneira correta, como elas estão acostumadas em outro local. O propósito é justamente este proporcionar momentos diferentes em nossas vidas isto nos causam prazer e alegria, já pensaram nisto?
Pais, façam piqueniques com seus filhos de vez em quando, deixem eles escolherem junto com vocês a comida que levarão para se alimentar, façam com que eles participem de toda a preparação e divirtam-se, afinal a vida é feita de momentos alegres e, principalmente, a felicidade se encontra em coisas simples como esta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário