quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Quantidade de material escolar exigido pelas instituições de ensino

Fui questionada por uma mãe nas redes sociais sobre a quantidade de material exigido por uma escola de educação infantil, no caso em especifico uma instituição particular. Esta instituição opta em não pedir todo o material no começo do ano letivo, mas sim por semestre. A mãe me perguntou se não era fora da realidade uma criança de 5 anos levar 500 folhas de sulfite para 4 meses de aula, e outros requisitos que a quantidade era realmente absurda. 
Ela me questionou se as professoras e a escola no começo do semestre quando fazem seu planejamento já não sabem o que irão fazer em datas comemorativas etc; assim o material pedido seria especifico e não genérico; afinal, material escolar não é remédio.
Bem professores e pais, este assunto realmente precisa ser revisto, afinal vivemos em um mundo tão consumista e os materiais não são baratos. É necessário sim repensar com antecedência o que será usado pelas crianças e quem sabe fazer lista diversificada e não única.
 Por exemplo: para algumas crianças pedem papel crepom vermelho, para outras verde, e assim sucessivamente. Isto seria mais correto, por que uma lista diversificada fica mais barata para o pai, principalmente por ele já ter pago a escola particular e não fica como obrigação bancar papéis, por exemplo, para a secretaria.
Pensem nisto juntos: o custo de vida das famílias, hoje, com crianças pequenas nas instituições não está fácil; para não perderem alunos este rodízio proposto com coerência seria uma saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário