sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Contemplar o belo diante da vida...

Com a tecnologia existente no mundo atual as crianças estão deixando de vivenciar momentos importantes que dizem respeito ao exercício da contemplação. Elas estão mais preocupadas  com o que está acontecendo nas redes sociais, quem está se tornando celebridade instantânea; querem imitar os esportistas famosos e os artistas param conquistarem fama e aplausos imediatos, esquecendo que ninguém chega ao topo e permanece nele se não está preparado para isto psicologicamente.
A evolução tecnológica é irreversível, a cada dia novos aparatos surgem no mundo, enquanto a evolução humana não caminha na mesma velocidade. Alguns conceitos e valores precisam ser revistos, um deles é o exercício de contemplação de coisas simples que a vida nos oferece de graça, como o nascer e o pôr do sol, o perfume de flores, o canto dos pássaros, o barulho da água, o vento no rosto e nos cabelos, enfim , contemplar as coisas simples da vida.
Algumas crianças podem dizer que isto é chato e é coisa de velho, mas insistam. A vida passa tão depressa e às vezes só nos damos conta destas belezas quando passamos por alguma situação de sofrimento ou de doença, à beira da morte. As crianças passam horas e horas na frente dos computadores e para elas hoje o interessante é ver nas redes sociais o que fulano e beltrano estão postando sobre a vida uns dos outros, ou seja, fuxicar sobre a vida alheia.
Ensinar e educar a contemplar as coisas simples e belas da vida precisam fazer parte do cotidiano das famílias e das instituições de ensino. Quando contemplamos algo nossas mentes se enchem de imagens que nos acalmam e com isto nosso aprendizado é maior.
Experimentem primeiro vocês a contemplação. Vocês devem estar se perguntando que horas vão fazer isto.  Não precisa de hora especifica.  Eu estava em um avião outro dia e vi o nascer do sol lá de, fiquei maravilhada, enquanto reparei que algumas pessoas fecharam as janelas porque a claridade estava batendo nelas. A vida é feita de escolhas, eu comecei a agradecer o fato de enxergar direito e poder estar ali para ver aquela beleza que me encheu os olhos de lágrimas.  Pensei imediatamente que uma pessoa cega teria um prazer inesquecível de estar ali, no meu lugar, naquele momento. E mais, foi um espetáculo de graça, o nascer do sol não me pediu nada em troca e me ofereceu uma alegria imensa, fez valer o meu dia. Reflitam sobre isto e façam suas escolhas, passar pela vida superficialmente ou contemplar a admirar o que ela nos dá sem cobranças...

Nenhum comentário:

Postar um comentário