Esta pergunta me foi enviada por um pai pelas redes sociais e quero aqui explicar por meio da psicologia o assunto sobre amigos imaginários. Não é uma regra, mas estudos apontam que a maioria das crianças entre 3 e 5 anos de idade possuem um amigo imaginário.
Elas utilizam deste recurso para entender e elaborar os sentimentos de alegria e tristeza que imperam nesta idade. Também para assimilar determinadas situações, principalmente as mais conflituosas como o medo, a frustração, a angústia, a raiva e a preocupação. As crianças interagem com este amigo como se ele fosse real, dá vida, nome, conversa, brinca com ele. Enfim, ele acaba fazendo parte do seu dia a dia.
Essa imaginação pode ser desencadeada quando a criança passa por mudanças de hábitos ou situações muito estressantes, como a separação do casal, a chegada de um irmãozinho, morte de alguém querido, mudança de endereço, há sempre algum motivo. Como elas temem algum motivo ou não sabem lidar com novas situações criam este amigo imaginário, e por meio do faz-de-conta eliminam estas tensões.
Vocês, pais e professores, precisam ficar atentos quanto ao bem estar da criança. Este amigo não pode jamais servir como fator de ameaça e vocês não devem reforçar isto, pois as crianças sabem que isto não passa de uma brincadeira criada por elas. O adulto deve participar quando solicitado pela criança. Ela não pode utilizar somente este recurso como parte de suas brincadeiras no dia a dia, também precisa se socializar com crianças reais. Quando a criança vai ficando mais velha esta brincadeira vai sendo descartada, e se por volta dos seis anos de idade, se ela ainda utilizá-la procurem a ajuda de um especialista.
site: www.vandaminini.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário