domingo, 26 de agosto de 2012

Gritar não gera atenção

Muitos pais e professores para obter atenção das crianças gritam com elas achando que com esta atitude elas irão parar o que estão falando e fazendo, e irão prestar atenção nos adultos. Meus leitores, isto é puro engano, as crianças podem até escutar, mas não ouvir.
Gritar gera mais tensão e não atenção são situações diferentes. Podemos bloquear nossas mentes para a aprendizagem em um ambiente de tensão. Gritar, xingar, falar mais alto nunca foi e nunca será educativo, pelo contrário.
Atenção também tem que ser ensinada. Quando as crianças solicitam vocês para alguma coisa e estão ocupados, o que fazem? Largam tudo e dão atenção a elas ou simplesmente ignoram e dizem: “Depois eu vejo isto, agora eu não posso, estou lavando roupa, fazendo comida, sei lá...”
Quando vocês não dão atenção às crianças ao serem solicitados, elas também não darão atenção a vocês quando estiverem ocupadas com algo que lhes seja significativo. E se responderem “agora eu não posso, estou ocupada”, aprenderam com vocês, que dão esta resposta. Tudo na vida é aprendizagem, positiva ou negativa. Não adianta reclamar, ficar irritado consigo mesmo diante desta reflexão; revejam suas atitudes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário