quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Como ensinar a honestidade para as crianças?

Estava passeando em uma feira-livre quando vi a seguinte cena, que relato agora para vocês. Os personagens da cena eram uma mãe com um filho de aproximadamente 6 anos. Na hora que fizeram as compras em uma barraca o troco veio a mais. Imediatamente a mulher percebeu isto e devolveu o dinheiro que não era seu na frente da criança e ainda explicou para ela que quando fosse comprar algo tinha que observar se o troco estava corretamente, se faltasse teria que reclamar e se sobrasse teria que devolver.
Na hora perguntei para a mãe por que ela teve aquela atitude com a criança. Ela me explicou que seu marido vende peixes e que ela estava ensinando a criança a lidar com o dinheiro porque iria dar continuidade aos negócios da família. Achei esta atitude tão sensata e bonita por parte desta senhora que até dei os parabéns a ela.
Ela estava ensinando a atitude da honestidade, muito mais nobre hoje em dia, quando vivemos num país onde alguns querem comer os outros vivos e ser esperto e sempre levar vantagem. No meu conceito, a honestidade é uma virtude que também precisa ser ensinada, faz parte da índole do ser humano. Ou se é honesto ou não é, ou se ensina pelo exemplo ou não se ensina...
site de palestras www.vandaminini.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário