segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pintando o “sete” na parede de azulejos...

Lembrei-me desta parede que tínhamos em uma escola de educação infantil municipal onde trabalhei. As crianças adoravam, era uma parede recoberta por azulejos brancos que ficava do lado de fora da construção.
Cabiam meus 20 alunos na época e ainda sobrava espaço. Pois bem, como a instituição era grande, com vários grupos de crianças, havia um rodízio feito pela direção, para que todos pudessem usufruir deste lugar com organização e planejamento.
Levávamos potes de guache com muitas cores, bandejas de plástico, pincéis, esponjas de vários tamanhos e formatos, espátulas de pintura. Tudo para que as crianças pudessem exercitar sua imaginação e criatividade à vontade.
 Era um momento de pura diversão e alegria, as crianças vestiam camisetas velha para  poderem pintar sem a preocupação de  sujar a roupa. Às vezes elas combinavam que queriam fazer um desenho todas juntas, outras vezes dividiam aquele espaço entre si e cada uma fazia o seu próprio desenho. Deixávamos secando...
Fazíamos visitas de uma turma para outra, era a nossa exposição de artes.  A parede era lavada de 3 em 3 dias, e assim todos usavam com organização aquele espaço comum. Se puderem façam isto em suas instituições, as crianças vão adorar, com certeza. Pais se puderem façam isso em casa também, é uma experiência maravilhosa. Deixem as crianças soltarem a imaginação e pintarem o “sete” uma vez na vida.  A infância é um período que passa muito rápido e por isto deve ser estimulada e vivenciada de forma intensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário