quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Não somos perfeitos; então por que exigir perfeição das crianças?

Perfeição, palavra bonita, mas no meu conceito irreal, pois nada e nem ninguém é perfeito. Estamos todos em um processo de evolução e para isto aprendendo a cada dia; então; por que exigir perfeição das crianças, ainda mais quando elas ainda estão em processo de formação integral e integrado?
Vejo muitas vezes algumas cenas em casa ou em instituições de ensino que geram motivos de análise. Vou-lhes contar apenas uma. Uma criança derruba o copo da mão e a família briga, xinga, quando não bate. Mas ninguém pensa no tamanho da mão da criança e do copo que muitas vezes lhe dão. Ninguém pensa que todos nós podemos quebrar um copo um dia. Então, fico me questionando por que alguns adultos exigem das crianças algo que nem eles mesmos conseguem fazer? Na minha visão de mundo, é exigir do outro aquilo que nem eu sou.
Refletir sobre os nossos próprios atos enquanto adultos ajuda a sermos mais compreensivos e menos exigentes com os pequenos. Não exija do outro aquilo que nem você pode dar, é uma frase comum, mas com certeza é o melhor a fazer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário