sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Atenção, memória e raciocínio infantil

Tanto a atenção, quanto a memória e o raciocínio precisam ser desenvolvidos na criança pequena. São os adultos que as ensinam a se manterem atentas.  Ainda quando bebês os pais e professores orientam a atenção delas por meio de palavras.
Na primeira infância a atenção, a memória, a imaginação e o raciocínio são involuntários. Vygostky  é o autor pelo qual me guio para esta explicação.  Neste sentido a criança precisa de modelos e referências para orientar seu comportamento que, posteriormente, numa idade mais avançada, irá se internalizar, mas isto só acontecerá se for proporcionado às crianças experiências e vivências educativas.
Portanto, família e instituição de educação infantil são o alicerce das crianças no sentido de proporcionar estímulos variados para que estas funções cerebrais sejam desenvolvidas de maneira correta, para que, numa idade mais avançada,  elas possam exercer voluntariamente estes comportamentos.
Quando digo que família e escola têm que ser um complemento na educação das crianças e, mais do que isto, precisam estar em sintonia para que seja dado o mesmo tipo de educação para os pequenos, me refiro a relevância que vocês possuem na formação e no desenvolvimento dos alunos e filhos. Outro fator importantíssimo de alerta é o fato de que  babás e empregadas também precisam ser parceiras do mesmo tipo de educação para as crianças. Fico imaginando a confusão que pode existir na cabeça de uma criança sendo estimulada por diferentes pessoas e condutas.  Ela não saberá qual pessoa e o que seguir, por que não existirá um único modelo e referência. Portanto, pais, fiquem atentos na contratação de instituições de ensino e de babás e/ou empregadas para seus filhos  se quiserem realmente contribuir para a formação saudável deles.

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