sábado, 4 de agosto de 2012

Responsabilidade e ética na formação integral e integrada das crianças

Já pensaram sobre a responsabilidade que nós, adultos (pais e professores), temos na formação integral e integrada das crianças? Para que elas se tornem serem adultos fortes, felizes e de sucesso?
Procurando a palavra responsabilidade no dicionário da web, encontrei a seguinte definição: “Obrigação de responder pelas ações próprias ou de outras”. Ou seja, enquanto pais e professores temos obrigações para com as nossas crianças. Quais seriam estas obrigações? Educar, ensinar, cuidar, estimular, interagir, brincar, impor limites, alimentar, vestir, enfim, poderia terminar o texto colocando as inúmeras obrigações, mas vamos em frente com as nossas reflexões.
A segunda parte do título remete a outra questão importante: a ética. Muito se tem discutido em congressos, seminários e simpósios sobre o que vem a ser ética. Bem, consultando o dicionário novamente encontrei a seguinte explicação: “Parte da filosofia que estuda os fenômenos da moral, conjunto de regras de conduta. Ética médica: conjunto dos problemas postos pela responsabilidade moral dos profissionais de saúde em relação aos pacientes”.
Fazendo a relação entre responsabilidade e ética na formação de uma criança, penso que é da obrigação da família e da instituição de ensino como um todo educar, ensinando os valores morais de nossa sociedade, e isto começa desde a mais tenra idade.
Estes conceitos parecem deturpados hoje em dia em nossa sociedade. Precisamos nos questionar da seguinte forma: O que queremos para as nossas crianças no presente e no futuro?
Mas, para isso, é necessário que os nossos valores sejam revistos. Pergunte a si mesmo: Quais são os meus valores?
Só podemos ensinar educando por meio do próprio exemplo. Pais e professores, repensem seus valores e tenham responsabilidade na formação de outro ser. Reflitam “sobre” e “nas”   ações com as crianças, criando situações que gerem bem estar físico, emocional e cognitivo para os pequenos. Pais e professores reflexivos, pesquisadores e co-construtores de si mesmos e das crianças que estão sob sua responsabilidade, este é o caminho para esta nova geração que está surgindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário