quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ENTREVISTA Jornal TodoDia - http://portal.tododia.uol.com.br/?TodoDia=cidades&Materia=707069

Nota no Ideb cai em oito cidades
Índice avalia as redes de ensino público e privada e leva em conta quesitos como aprovação
THIAGO ROVÊDO - CAMPINAS

Arquivo | TodoDia Imagem
Alunos em sala de aula na região; cidades com queda na nota no Ideb representam 42% do total
A nota para o ensino das séries iniciais (1ª a 4º) da rede pública da RMC (Região Metropolitana de Campinas) caiu em 42% das cidades da região. Segundo estatísticas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2011, divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) ontem, dos 19 municípios da região, oito tiveram suas notas diminuídas, enquanto dez aumentaram a média de avaliação. Somente Monte Mor manteve o mesmo indicador. O Ideb é um indicador do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que avalia as redes de ensino pública e privada. Para fazer a avaliação, leva-se em conta quesitos do rendimento escolar, como taxas de aprovação, reprovação e abandono, além do resultado na Prova Brasil, que avalia o desempenho dos alunos em português e matemática. Entre as cidades que registraram queda, (confira o quadro abaixo), Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Itatiba, Paulínia e Santo Antônio de Posse ficaram abaixo até da média estadual, que é de 5,6. Das cidades que tiveram aumento, apenas Campinas está atrás do Estado. Monte Mor, que manteve a colocação, também não atingiu a média estadual. Análise “Como a variação é bem pequena de uma cidade para outra, há várias hipóteses que podem contribuir para isso. Por exemplo, pode ser que faltou capacitação profissional”, afirmou Vanda Minini, doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Puc (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo. Ela ressaltou, porém, que a opinião é “apenas hipótese”, já que “”tem que ser feita uma pesquisa na região para entender melhor” o caso. De acordo com a especialista, a falta de atenção dos alunos na metodologia de ensino tradicional também pode ter influenciado. “As crianças hoje obtém muitas informações e conhecimentos em Ipoid, Iphone, computadores e Interent. O nivel de atenção em sala, quando se trata de uma metodologia tradicional, pode ter influenciado nas respostas dos alunos, por que eles não estão prestando atenção no professor e sim no que esta acontecendo no mundo virtual”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário