segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Críticas sem reflexão, não funcionam na relação entre crianças e adultos

Estamos acostumados culturalmente a criticar, ou melhor, a julgar os comportamentos, principalmente daqueles que parecem serem mais frágeis diante de nós. Falamos tanto em educação que precisamos formar pessoas críticas, mas sabemos de fato o que isto significa?
Segundo o dicionário da web (http://www.dicionarioweb.com.br/critica.html) 1 Apreciação minuciosa. 2 Apreciação desfavorável. 3 Censura, maledicência. 4 Discussão para elucidar fatos e textos. Só copiei estas partes, que nos interessa agora, mas no site vocês poderão verificar que existem mais definições sobre critica.
O questionamento que faço aqui é quanto à apreciação minuciosa e muitas vezes desfavorável que fazemos uns dos outros, e em que medida isso contribui ou ajuda na formação de uma criança que ainda está em formação de valores, de corpo e mente.   Diante de um erro não seria melhor conversar, refletir  e ensinar a criança a pensar em vez de criticar sem propósito? Quando se faz uma crítica sem se refletir sobre o que se está criticando, isso faz com que as crianças, muitas vezes, falem assim em algumas situações: “vai começar a ladainha tudo de novo”, mas o que elas querem dizer com isto é que não entenderam o porquê da crítica. Outra coisa, para alguém criticar alguém, tem que ser 100% certo em relação ao que esta criticando, e eu não conheço ninguém perfeito.
Ninguém educa  na base da crítica sem reflexão, e mais do que isto, todos nós precisamos de aceitação, quer sejam por nossos acertos ou  nossas falhas. Repensem as suas atitudes para depois pensar em dizer algo sobre alguém...

Nenhum comentário:

Postar um comentário