segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Memória x Raciocínio

No meu doutorado estudei sobre as tendências de educação que perpassam o ideário dos professores e pais, e neste estudo cheguei à conclusão que dentro da sala de aula/referência não existe uma única concepção de ensinar. Mas por que escrevo-lhes isto aqui? Por que, pais, vocês precisam se atentar as teorias que perpassam as instituições em que estão matriculados seus filhos.
A concepção de ensino tradicional enfatiza o uso da memória; já a construtivista o raciocínio. Vamos às reflexões. Vivemos sem memória ou sem raciocínio; ou precisamos das duas para viver?
No meu conceito de mundo precisamos das duas, memorizamos nosso nome, endereço, etc. E precisamos raciocinar sobre questões que envolvem nosso dia a dia. Neste sentido por que algumas instituições de ensino ainda se colocam em posições desta ou daquela tendência. Isto, no meu conceito, não é correto. 
Na educação existem “guetos” desta ou daquela tendência de ensino como se fossem objetos separados, e não são. Rever isto não é tarefa fácil, mas necessária para os dias atuais. Educação não é isto ou aquilo. A criança não é deste ou daquela teoria, ela é um ser completo, integral e integrado, que precisa de todas as teorias para ser um adulto de sucesso. A criança é um ser complexo que tem um corpo, uma mente e que vive cercada de pessoas. E que nestas relações se constrói e reconstrói dia a dia.

Um comentário:

  1. Concordo Drª Vanda, era uma das minhas dúvidas, diante a educação infantil, pois percebi que só uma ou outra não caminhavam ou desenvolvia o objetivo da aprendizagem. Adorei, porque também tenho trabalhado as duas em conjunto e o resultado é excelente!!! Abraço.

    ResponderExcluir