terça-feira, 14 de agosto de 2012

De quem é a responsabilidade de desfraldar a criança pequena: da família ou da instituição de ensino infantil?

A pergunta acima foi um questionamento enviado a mim pelas redes sociais e escrevo-lhes por que me causou certo espanto. Parece óbvio que as crianças precisam ser desfraldadas tanto em casa quanto na instituição. Neste período não adianta os pais em casa desfraldarem a criança e na instituição não, e vice versa. Este processo precisa ocorrer em sintonia. Pais e professores precisam conversar sobre a prática e juntos terem os mesmos procedimentos para que as crianças se sintam seguras e confortáveis, sem pressão.

Paciência e conversa com os pequenos são relevantes neste período. Não ridicularize, não castiguem ou ameacem as crianças, pelo contrário, incentive-as, mostre, explique e fale quantas vezes forem necessárias, para que a criança passe por esta fase com tranquilidade e equilibrio psicológico.  

Esta é apenas mais uma etapa da vida das crianças. Muitas dúvidas podem surgir, como: Qual é a idade certa para desfraldar uma criança? O auxílio de um pediatra aqui é muito importante no acompanhamento saudável da criança, mas vamos a resposta. Alguns estudos apontam que não existe uma idade correta, pois cada criança tem um tempo, embora eles também apontem que o ideal seja a partir de dois anos de idade por conta dos esfíncteres. Mas que fique bem claro: não é uma regra. Este assunto poderia ser um tema a ser discutido na reunião de pais, trazer um especilaista para orientar o processo também parece ser fundamental.

 Ah! Lembrei-me de algo importante! Geralmente nas instituições de educação infantil os vasos sanitários são pequenos, mas em casa não; então se os pais não usarem aqueles penicos com formatos de bichinhos ou um assento adaptável ao vaso sanitário do adulto, por favor, tomem muito cuidado com as crianças se elas forem utilizar o vaso sanitário do adulto sem proteção. Conheço casos de crianças que se machucaram muito por que escorregaram e ficaram entaladas dentro do vaso; não descuidem um minuto, pois em um período de bobeira pode acontecer muita coisa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário